A microtia é uma condição na qual a orelha externa não se desenvolve completamente ou está ausente desde o nascimento.

A cirurgia de reconstrução da microtia geralmente é realizada em crianças que tenham atingido uma idade adequada para a cirurgia, normalmente em torno dos 6 a 10 anos, dependendo do desenvolvimento do paciente. O procedimento pode ser realizado em várias etapas e pode envolver diferentes técnicas.

Reconstrução com cartilagem da costela:
Nessa técnica, o cirurgião utiliza cartilagem retirada da costela do paciente para esculpir uma estrutura semelhante a uma orelha. Essa cartilagem é então implantada na área onde a orelha deveria estar. Após alguns meses é feito um enxerto de pele para recobrir a parte posterior da orelha reconstruída , assim obtendo a projeção lateral e a possibilidade de uso de óculos.

Não é feita a reconstrução do conduto auditivo externo, e caso haja a presença de estruturas normais no ouvido interno, a condução óssea dos sons pode ser ampliada com aparelhos externos indicados pelo otorrino especializado em audição.

A cirurgia de reconstrução da microtia é complexa e requer um cirurgião especializado e experiente nesse tipo de procedimento. Além disso, é fundamental que a decisão seja tomada em conjunto com a família do paciente, considerando fatores médicos, psicológicos e expectativas realistas em relação aos resultados.